Rio de Janeiro

Diálogos

A Arte Em Nosso Inconsciente

Por: João Falcão

12/08/2020


“Arte é a atividade pela qual uma pessoa, tendo experienciado uma emoção, intencionalmente a transmite para outros”

Liev Tolstói


A arte é humana. É uma forma de comunicar o que não pode ser comunicado com clareza. Posso te contar um sonho que me causa medo e, em você, ele não causa reação alguma. Mas se eu transformar o sonho em um conto assustador, ou uma pintura inquietante, talvez te faça sentir o mesmo medo que ele me causa. E assim, usei arte para comunicar algo sem forma, que vem do inconsciente.

Linguagem é uma coisa fantástica. Ela supre várias necessidades, mas é limitada. Posso usar sons e símbolos para te contar sobre meu dia, para descrever algo e sua função, para te contar sobre meu sonho, para discutir um problema matemático que tenho dificuldade para resolver. É descritiva, mas é muito consciente. Ela tem raiz na ação imediata do que está à frente de nossas mentes. Com isso, você vai saber o quanto aquele sonho me causou medo, mas você não vai sentir o medo que eu senti. Isso é uma reação que acontece muito mais no fundo, em nosso inconsciente.

A arte é a linguagem que pode realizar a comunicação entre os inconscientes. Ela nasce de uma interpretação minha de algo que existe no fundo da minha mente. Escolho meu meio de comunicação que pode ser música, pintura, escrita, fotografia, entre outros, e é por esse meio que os outros vão interagir. Nele, eu coloquei o que eu sinto sem conhecer, e ao interagir com ele, cada um entenderá de uma forma diferente. Pois cada inconsciente é formado diferente, com base nas experiências e vivências de cada um.

Existem tantas maneiras de entender algo quanto existem pessoas, e a arte é a que mais se entrega a essa ideia. Não existe verdade absoluta na arte. Por mais que eu afirme que uma criação minha diga algo específico, ela não diz nada além daquilo que a outra pessoa escuta.

Acho que é isso que precisamos entender para poder falar de arte: que ela não tem forma porque nasce onde não podemos acessar de forma consciente. Ela conclui sua jornada onde não podemos acessar de forma consciente. E eu acho isso maravilhoso.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo